Como os hábitos de consumo de lanches estão mudando

Ao longo das últimas décadas, nossos hábitos alimentares e estilo de vida mudaram significativamente. A forma como compramos, cozinhamos e comemos foi se transformando a partir da nossa relação com os alimentos, em especial ao consumo de lanches.

Com a maioria das pessoas possuindo uma rotina corrida e repleta de compromissos, a rotina alimentar também mudou e nossas escolhas na hora de fazer refeições muitas vezes são as que exigem o menor tempo possível para preparo e consumo, sendo os lanches os maiores aliados desse estilo de vida rápido e prático.

Mas será que essa forma de consumo moderno pode ser considerada melhor se formos comparar com as escolhas alimentares de anos atrás? Leia mais a seguir sobre como os hábitos de consumo de lanches estão mudando e por que precisamos repensar o estilo de vida que levamos!

Mudanças na rotina alimentar

Se antigamente era muito comum uma família fazer suas refeições no mesmo horário todos os dias, com uma rotina rígida para o café, almoço e jantar, ter esse tipo de disciplina nos dias de hoje é praticamente inexistente devido ao pouco tempo que temos em nosso cotidiano. Pular o café da manhã, tomar várias xícaras de café ao longo do dia e petiscar alimentos quando sentirmos vontade de comer são atitudes que você pode considerar normal, mas que talvez na época dos seus pais e avós isso era um hábito pouco comum até mesmo para quem trabalhava fora de casa.

Além disso, a rotina rígida de anos atrás não parava por aí, pois a escolha e o consumo dos alimentos também eram mais bem pensados para cada dia da semana, com pouca variedade de refeições que eram preparadas na hora. Hoje, porém, estamos cercados de inúmeras opções de alimentos. Não só podemos escolher quando comemos nossa comida, mas também contamos com uma maior quantidade de escolhas alimentares, mudando completamente a maneira como as refeições são preparadas e consumidas.

Mudanças na rotina alimentar

Hábitos alimentares e consumo de lanches

A alimentação moderna permite muito menos tempo do que no passado, tornando a comida de conveniência mais popular e acessível, com as pessoas consumindo lanches e refeições prontas várias vezes por semana. A rígida rotina alimentar dos nossos pais e avós permitia três refeições por dia e nada mais. Os lanches eram quase inéditos e havia poucos produtos pré-embalados disponíveis para compra.

Os hábitos de consumo mudaram e estão mudando. Restaurantes, supermercados, lojas de conveniência e outros estabelecimentos que vendem comida estão à disposição dos consumidores, onde muitas vezes funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana para que as pessoas possam comprar alimentos quando quiserem. A grande variedade de lanches disponíveis para consumo é evidente em todos os pontos de venda, porém nem sempre eles são saudáveis, afetando a qualidade de vida de quem escolhe esse tipo de refeição no seu dia a dia.

Busca pela alimentação saudável

Em contrapartida, com a pandemia do coronavírus em que estamos passando, os hábitos de alimentação estão aos poucos se modificando novamente. Apesar do consumo de lanches ter apresentado um aumento nesse período, a busca por comidas mais saudáveis e até mesmo o próprio preparo das refeições também aumentaram.

Se antes as refeições tradicionais em família foram substituídas por refeições rápidas e fora de hora, agora estamos repensando nosso estilo de vida e nossa relação com os alimentos que escolhemos consumir por uma vida mais equilibrada e saudável.

Busca pela alimentação saudável

O consumo de lanches ainda é crescente, mas mostra-se cada vez mais consciente, onde quem busca fazer esse tipo de refeição muitas vezes dá preferência por lanches mais saudáveis e com maior teor nutricional.

Além disso, empresas que têm a preocupação de oferecer uma melhor qualidade de vida a seus funcionários estão percebendo no cotidiano corporativo a importância de contar com pontos de venda próprios para que os colaboradores possam comprar e consumir dentro do local de trabalho alimentos e lanches saudáveis, como nas soluções de micromercado ou micromarket.

O consumo de lanches como salgadinhos, chocolates, barras de cereal e biscoitos é ainda um hábito comum na rotina alimentar de muitas pessoas. Embora certamente tenhamos mais educação nutricional do que em décadas passadas, o grande contraste do nosso estilo de vida atual com o dos nossos pais e avós talvez seja o que precisa ser repensado.

E você, como considera a rotina de alimentação atual e quais mudanças acha que estão acontecendo?

Leave A Reply