O que as melhores empresas têm em comum e o que você pode aprender com elas?

Certamente você já ouviu falar em empresas que foram classificadas como as melhores para se trabalhar, em rankings como Glassdoor ou Great Place To Work, que são totalmente focados a partir do feedback e nível de satisfação dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho. Listas dos melhores lugares para trabalhar são lançadas todos os anos e, embora algumas empresas conhecidas como Google, Nubank, Dell e Azul insistem em permanecer nos rankings ano após ano, outras pouco ou quase nada conhecidas aparecem também nas classificações, surpreendendo por estarem junto com grandes organizações.

Mas então o que exatamente torna uma empresa um ótimo local de trabalho, independente do seu tamanho, setor e nível de experiência? Já sabemos que somente o salário não é fator que pode definir esse tipo de classificação, apesar de ser também um ponto importante a ser considerado. O que acontece é que empresas eleitas como as melhores têm algumas características em comum, muito mais relacionadas a estratégias de valorização e sensação de pertencimento dos colaboradores do que em atrativos como salários e benefícios.

Quer saber um pouco mais sobre essas características e ter inspiração para colocá-las em prática dentro do seu negócio? Então continue acompanhando este post e descubra o que as melhores empresas têm em comum e o que você pode aprender com elas!

Missão e valores bem definidos

Empresas sustentadas por sua missão e valores têm um entendimento comum de quem são e o que buscam com o seu trabalho. Quando um negócio deixa claro para todos qual a sua razão de existir e como pretende ser reconhecido – não apenas por meio do que diz, mas também pelo que executa – isso faz com que os funcionários se sintam parte de algo maior, dando a eles um senso de propósito, além de aumentar o seu nível de satisfação no trabalho. Uma empresa que promove diariamente esses fatores tem muito mais chances de garantir o entendimento do seu negócio por parte dos colaboradores e ser considerada um ótimo lugar para se trabalhar.

Cultura da empresa

Cultura da empresa

A cultura é também um dos fatores mais importantes que podem fazer com que uma empresa seja considerada como um dos melhores lugares para trabalhar. Construir uma cultura empresarial que atenda às necessidades de cada um dos seus colaboradores é desafiador, porém indispensável para que todos possam se sentir valorizados e tenham orgulho de fazer parte. Muito mais do que um local de trabalho que oferece crescimento profissional, as pessoas também estão interessadas sobre o tipo de lugar em que vão passar boa parte do seu tempo e se estarão encaixadas nele.

Foco nas pessoas

Se a cultura tem tudo a ver com a mentalidade de grupo, envolvendo todos que fazem parte de uma empresa, o foco nas pessoas significa investir no desenvolvimento individual de cada funcionário, sendo também uma das características comuns dos melhores lugares para trabalhar.

Uma organização focada nas pessoas ajuda seus colaboradores a crescerem para se tornarem os melhores em seu trabalho, incentivando na evolução dos seus aprendizados e percorrendo o sucesso pessoal junto ao da empresa. O pensamento tanto coletivo quanto individual precisa fazer parte da estrutura de qualquer tipo de negócio, concentrando-se no envolvimento e na capacitação de todos os funcionários para que se sintam satisfeitos e valorizados.

Foco nas pessoas

Investimento em inovação

As melhores empresas também são aquelas que investem continuamente em inovações que beneficiam tanto o ambiente interno quanto o seu próprio crescimento. Hoje em dia, novas tecnologias surgem a todo momento e se sua empresa não se mostra atualizada e preocupada em sempre renovar seus processos, perdem a oportunidade de melhorar a rotina dos colaboradores e o diferencial competitivo no mercado.

Flexibilidade para os colaboradores

Outra característica comum às melhores empresas para se trabalhar é com relação a flexibilidade oferecida. Hoje, muitos negócios já estão repensando o seu modelo de trabalho, oferecendo mais liberdade para que os funcionários possam escolher os seus melhores horários, sem precisarem se adaptar a uma rotina mais rígida de carga horária fixa, podendo até mesmo optar por realizarem suas tarefas em home office. Empresas mais flexíveis ajudam no equilíbrio da vida pessoal e profissional do colaborador, sendo um dos fatores que contribuem para que sejam consideradas como as melhores para se trabalhar.

Flexibilidade para os colaboradores

Ambiente de trabalho agradável

Um ambiente de trabalho agradável é responsável diretamente pela produtividade, bem-estar e satisfação dos funcionários. As pessoas passam grande parte do seu tempo dentro de um escritório, sendo fundamental que empresas pensem a melhor maneira possível de transformar o seu local de trabalho em um espaço que impacte positivamente o dia a dia de quem estará lá, seja investindo em estrutura física, ergonomia, momentos de relaxamento ou até mesmo espaços de alimentação, como a instalação de um mercado próprio dentro da empresa.

Pensar estrategicamente em como tornar um ambiente profissional mais agradável é ponto comum entre as melhores empresas para se trabalhar, podendo partir desde as mudanças mais simples, mas que fazem total diferença na vida dos colaboradores.

Aprender o que as melhores empresas têm em comum e olhar para dentro do seu negócio, identificando quais atitudes você precisa desenvolver junto com os seus colaboradores, é fundamental para transformar a sua empresa em um ótimo local de trabalho! E você, o que já tem feito para o sucesso do seu negócio?

Leave A Reply